» NR 35Sindipetro - Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa CatarinaSindipetro-SC

NR 35

logo-nr35Respeitando a Portaria 593/2014 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) que trata sobre a capacitação dos trabalhadores que atuam em alguma atividade em altura, o SINDIPETRO oferece o curso de NR 35 para colaboradores das revendas de Santa Catarina.

A capacitação respeita os procedimentos operacionais estabelecidos pela Portaria e é direcionado a funcionários e proprietários de postos de combustíveis que exercem algum trabalho em altura.

Com duração de 8 horas, o curso é dividido em aula teoria e prática e tem o objetivo de orientar sobre as medidas de segurança para o trabalho em altura, estabelecendo os requisitos e condições mínimas para prevenir a ocorrência de acidentes durante a execução do serviço. Segundo a norma, considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros.

Durante a aula são abordados os seguintes temas:

• Norma e regulamentos aplicáveis ao tabalho em altura;
    • Análise de risco e condições impeditivas;
    • Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medi­das de prevenção e controle;
    • Equipamentos de Proteção In­dividual (EPI) para o trabalho em altura: seleção, inspeção, conser­vação e limitação de uso;
    • Sistemas, equipamentos e proce­dimentos de proteção coletiva;
    • Acidentes típicos de trabalho em altura;
    • Condutas em situações de emer­gência, incluindo noções de técni­cas de resgate de primeiros socor­ros.

A norma estabelece que todos os colaboradores que exercem trabalho em altura devem fazer o curso a cada dois anos. Também é obrigatória a participação do funcionário que retornou de afastamento do trabalho por período superior a noventa dias e de colaboradores que vieram de outra empresa.